quarta-feira, 7 de março de 2012

economia politica matéria dos primeiros períodos de direito.

conceito de economia: "e a distribuição de renda do homem".

a economia politica e uma ciência social, porem o que é ciência social?
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.
Algo que podemos ressaltar  e o mito da caverna de Platão, que demonstra que a sociedade omite a si própria a verdade. a ciência social estuda o homem porem filosofia ética e religião não são ciências sociais. Pelo fato de que uma algo só é cientifico quando pode-se provar materialmente, igualmente é no direito que só pode agir tendo a prova do ato.
conceito básico de economia: "A economia é a ciência que estuda a forma como as comunidades humanas produzem, distribuem, consomem e acumulam riqueza".
escola clássica: produção, circulação, distribuição e acumulação.
escolas econômicas: mercantilismo, fisiocracia, economia clássica, escola neoclássica, escola keynesiana, neo liberativa.

definição de ciência: coerente, consistente, objetiva, inovada, relativa.
definição de ideologia: justificativa, normativista, partidarista.
definição de senso comum: superficialidade, credulidade, praticidade.

Conceito marxista da mais valia:
E um elemento para a compreensão de pensamentos econômicos de Marx, para ele é a expropriação da mais valia que garante a acumulação da riqueza no capitalismo. a mais valia é o tempo de trabalho não pago numa relação social de produção que representa o lucro do burgues.
No entanto o proletariado não poderia "rejeitar" esta oferta pelo fato de que existe o "exercito de reserva", se o proletário não aceita a oferta de trabalho outro aceita no lugar dele. Tudo é substituível desde o maior ao menor. Em um de seus conceitos Hegel declara que este conflito é o que gera o progresso, a maquina estatal nunca pode declinar ou parar, por isso sempre ira existir pessoas desempregadas. tem de haver um exercito de reserva.

Ideias econômicas de Keynes:
O keynesianismo tornou-se uma corrente econômica importante na década de 30 em função da sua praticidade na elaboração de um modelo econômico para solucionar a crise do modelo economico clássico regido por Adam Smith e o neoclássico forjado por David Ricardo. Keynes propõe uma reorganização substancial da economia, fazendo assim cair por terra todas as teses clássicas.
suas teses: concorrência, mão invisível, racionalidade do mercado é estado não intervencionista.

Economia brasileira:
Desde o período colonial a economia brasileira estruturou-se como uma economia volta para a atividade agrícola.
O papel da economia brasileira no mercado mundial define-se como exportadora de gêneros agrícolas configurando uma supremacia  do campo em relação ao estado urbano.
A formação de praticas tipicamente capitalista ocorreu de forma tardia, a industrialização ocorreu para um lento processo de substituição de importações na década de 30. Não houve no brasil uma revolução burguesa para que o capitalismo se desenvolvesse rapidamente. Um dos grandes poblema foi que os estado teve que ser o protagonista desta mudança sendo então ela muito tardia e impossibilitando hoje do brasil ser a maior potencia econômica mundial.


texto: Ike Feitosa Lemos...........
obs: Aqui só esta uma sintese do que é mais importante na materia de economia, ha muitos pensamentos de muitos autores porem foi afixado aqui somente o que eu achei mais importante passar de para todos. obrigado pela atenção;


Nenhum comentário:

Postar um comentário